Reforma Íntima e Evolução do Espírito

Jornadas seculares são empreendidas pelo ser até atingir a perfeição.

A reencarnação é o instrumento necessário para que os degraus evolutivos sejam vencidos um a um.

No contexto dos seres humanos, a prática da lei universal do amor é o caminho indicado para que o progresso seja atingido. Nem sempre é possível tal exercício, porque o encarnado pode não estar bem preparado a compreendê-la, aceitá-la e praticá-la. Necessita, pois, de reforma íntima.

A todo instante de sua peregrinação pela vida material, o indivíduo está recebendo importantes orientações do Plano Espiritual, através das intuições e inspirações. Durante o sono, quando está em desprendimento do corpo físico, o Espírito, liberto momentaneamente, recebe, se a tanto estiver receptivo, bons conselhos dos mentores e amigos espirituais.

Dar valor e, sobretudo, seguir tais alertas tornam-lhe mais fácil a busca da evolução, viabilizando a modificação interior dos seus sentimentos.

Tais advertências podem servir para ressaltar a necessidade de autocrítica, incentivar a mudança de atitudes e mesmo deter um procedimento menos digno ou anticristão. Portanto, são sempre valiosas para a reforma íntima.

A reencarnação pode ser enfocada de duas formas: genérica ou específica. A primeira considera-a como um todo, ou seja, o processo ao longo de milênios que irá conduzir o ser à perfeição. A segunda trata de uma existência material, situando-a no período determinado de algumas décadas, de modo geral.

Vista sob o prisma genérico, a reforma íntima é o propulsor indispensável para fazer todo o processo global da evolução do ser e impulsioná-lo à total purificação. No ângulo específico, a reforma íntima constitui-se de atos isolados, no dia-a-dia do encarnado, levando-o a melhorar-se nas suas mais variadas atitudes, para depois, ampliando o contexto, alterar sua conduta, tornando-a cada vez mais próxima do comportamento ideal e cristão.

Em conclusão, a reforma íntima garante a evolução, seja no cenário global das várias reencarnações pelas quais o Espírito passa, seja no contexto específico daquela que está vivenciando. A somatória das reencarnações bem sucedidas significa a síntese do progresso do ser.

O mundo evolui, a humanidade prospera, comunidades inteiras mudam de plano e, como componente elementar de todo esse processo, progride individualmente cada Espírito, centelha de vida criada por Deus.

Abel Glaser pelo Espírito Cairbar Schutel, Fundamentos da Reforma Íntima – Ed. O Clarim

Anúncios
Esse post foi publicado em Reforma Íntima e marcado , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.