Para que serve o Caderno de Temas?

Ao desenvolver o tema proposto pelo dirigente, o aluno percebe como se comporta nas diversas situaçoes propostas pelos temas.

Os assuntos propostos muito tem a ver com o comportamento e conduzem o aluno a uma profunda reflexão e auto-análise, tornando-se um forte estímulo à reforma interior.

Durante as reuniões da EAE os alunos são convidados a ler os temas desenvolvidos, assim os alunos aprendem uns com as experiências dos outros, facilitando o processo de auto-conhecimento.

Os alunos das EAE’s devem ser estimulados a escrever sobre os temas baseados em experiências e reflexões próprias, sempre que possível. Muitos alunos buscam textos sobre o tema, em livros e literatura especializada, com o objetivo de elaborar um texto agradável de ser lido, já que podem ser convidados a ler na próxima reunião. Este procedimento deve ser combatido pelos dirigentes de turma, pois desperdiça a oportunidade de reflexão e crescimento interior. Caso sintam dificuldades em desenvolver os temas, é válido , aos alunos, a consulta a livros, desde que reflitam e transportem o que foi lido para suas próprias experiências pessoais.

Discorrendo sobre a vaidade, percebemos quão vaidosos temos sido; meditando sobre a violência, somos convidados a reconhecer as nossas intempestividades; refletindo sobre amar ao próximo é que decidimo-nos a alterar a nossa conduta egoística. E assim, aos poucos, todos os pontos que exprimem a fragilidade da nossa maneira de ser, são registrados numa folha de papel, desencravados da complexidade em que permaneciam até então. Tornamo-nos assim, através desse formidável processo de desnudamento, conscientes das nossas próprias imperfeições, o que proporciona o ensejo da pesquisa das soluções cabíveis em cada caso.

Poderemos, então para concluir, afirmar que um caderno de temas bem conduzido, encarado com seriedade, representa para todos nós, segundo a terminologia dos especialistas, uma autêntica “reação de espelho” de efeito assaz promissores.

Extraido do site do CECAVI – Centro Espirita Caminho e Vida – Sab, 30/Jun/2001

Esse post foi publicado em Caderno de Temas e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.