Os Fluidos I

Fluido é o nome genérico atribuído pela Física a qualquer líquido ou gás. Todavia, no estudo do Espiritismo, ele adquire um significado bem mais elástico, sendo, inclusive, sinônimo de matéria universal que preenche os vazios entre os astros, estendendo-se pelo infinito.

Desse fluido universal, dizem os nossos mentores, deriva tudo quanto os Espíritos utilizam e imaginam para as suas necessidades evolutivas. Mentes poderosas o manipulam e dele fazem surgir galáxias e protozoários, medicamentos e venenos, a depender do operador e de seus conhecimentos.

Do fluido universal derivam-se outros fluidos não menos importantes, através de diferentes arranjos moleculares, sendo os mais urgentes para o nosso estudo, o vital, o espiritual, o magnético e o ectoplasma. Na verdade, a variação fluídica que o Espírito pode obter dessa fonte enesgotável é imensa, surgindo daí toda a gama de medicamentos, objetos, alimentos e utensílios a serem utilizados em seu cotidiano.

O estudo dos fluidos perpassa uma grande parcela das atividades espíritas, que dele se beneficia em suas atividades. A água fluidificada, o passe, as reuniões de cunho mediúnico, o atendimento a enfermos, os grupos de estudos doutrinários, são atividades que exigem daqueles que as desempenham conhecimento aprofundado desse tema.

Todo o estudo do perispírito encontra-se embasado nos fluidos, de vez que ele é um envoltório fluídico retirado do ambiente em que se encontra. Resulta daí que este corpo plástico e maleável varia conforme o mundo que habita. Sendo fluídico, deixa-se alterar por outros fluidos, tendo essência e densidade relacionadas ao adiantamento moral do Espírito. Basta este simples fato para mostrar a importância do estudo dos fluidos e o quanto depende o entendimento da teoria doutrinária do conhecimento desta realidade.

Não nos enganemos. Tudo, com exceção de Deus e do Espírito, potências que desconhecemos, é fluido ou derivação dele.

Luiz Gonzaga Pinheiro, Mediunidade – Ed. EME

Esse post foi publicado em Educação Mediúnica e marcado , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.