O que significa Fraternidade

O termo “fraternidade”, utilizado para designar agrupamento de pessoas ligadas entre si pelos mesmos desejos, ideais e objetivos, na essência significa irmandade, amor, aproximação, formando seus membros uma mesma família ou comunidade e, por extensão, uma mesma nação, povo ou raça, provindos de Deus, Criador e Pai, que a todos dá vida e destino, por igual.

Significa ainda, por extensão, a realidade de nossa destinação com os seres vivos que evoluem neste orbe ou em qualquer outro do infinito.

Mas os habitantes de mundos ainda imperfeitos como o nosso, em sua maioria, ao invés de cultivarem essa preciosa segurança de unidade, voltam-se uns contra os outros, pensam e sentem com recíproco sentimento de agressividade ou, no mínimo, de separação, como se inimigos fossem, o que é absurdo, porque a diversificação de condições evolutivas não invalida a unidade de origem e de destino.

Mas isso ocorre porque ainda estamos muito ligados aos instintos da animalidade inferior por onde já transitamos na evolução, quando os sentimentos dominantes eram o egoísmo, a brutalidade e a competição individual para a sobrevivência do mais forte.

Entretanto, com os conhecimentos que possuímos hoje, era de se prever que sentíssemos e pensássemos de forma mais justa e lógica porque, como filhos do mesmo Pai Criador, cujas leis têm base fundamental no amor e não no desamor, que é antítese da própria vida universal, já temos conhecimento das verdades espirituais o que basta para uma vivência de maior sabedoria.

Portanto, o conhecimento do que seja fraternidade implica, antes de mais nada, no conhecimento e na prática das leis divinas da Criação que, muito embora sejam ainda desrespeitadas pelos homens em nossos dias, amanhã serão estes, por elas mesmas, julgados no curso da própria evolução.

Vivência do Espiritismo Religioso – Editora Aliança

Esse post foi publicado em As Fraternidades e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.