Diferença da Inteligência dos Animais e dos Homens

A inteligência é então uma propriedade comum, um ponto de contato entre a alma dos animais e a do homem?

Resposta: É, porém os animais só possuem a inteligência da vida material. No homem, a inteligência proporciona a vida moral.

O Livro dos Espíritos – pergunta 604a

A ciência vem mostrando que os animais possuem inteligências maiores do que se supunha. Em alguns casos certos animais, como disse Kardec, levam vantagem sobre algumas pessoas, neste particular, pois há aqueles que mostram inteligência maior do que de determinadas pessoas. Na Gênese, encontramos uma explicação didática sobre alma, em que diz que os animais possuem uma classificação de alma colocada em duas categorias evolutivas, isto é, a alma dos animais é classificada como “alma animal” e “alma intelectual”, pois além de ser uma alma que simplesmente anima um corpo físico, ela também dá inteligência ao conjunto corporal a que anima.

A alma que evoluiu e atingiu a fase da humanidade já se elaborou e aprendeu a conhecer sua relação com o mundo espiritual e procura conhecer as características da Divindade em si própria. Por causa desta maior compreensão de si mesmo e de sua relação com Deus e com a espiritualidade, o Espírito humano é classificado em outras categorias superiores que englobam três níveis, pois a alma humana se classifica como animal, porque tem a capacidade de animar o corpo humano; como alma intelectual, que dá inteligência ao corpo que anima e alma espiritual, que diz respeito ao conhecimento moral.

O espírito de animal superior busca o aprendizado para se aprofundar no aspecto moral, mas ainda não compreende como o homem. Desde que possa entender como se fosse um ser humano, então este espírito animal poderá encarnar-se em um corpo humano e passar a fazer parte da humanidade.

Marcel Benedeti, Os Animais conforme o Espiritismo – Ed. Mundo Maior

Esse post foi publicado em Os Animais e marcado , , , , . Guardar link permanente.