A Alma Animal após a Morte – Erraticidade

Sobrevivendo ao corpo em que habitou, a alma do animal vem achar-se, depois da morte, num estado de erraticidade, como a do homem?

Resposta: Fica numa espécie de erraticidade, pois que não mais se acha unida ao corpo, mas não é um Espírito errante. O Espírito errante é um ser que pensa e obra por sua livre vontade. De idêntica faculdade não dispõe o dos animais. A consciência de si mesmo é o que constitui o principal atributo do Espírito. O do animal, depois da morte, é classificado pelos Espíritos a quem incumbe essa tarefa e utilizado quase imediatamente. Não lhe é dado tempo de entrar em relação com outras criaturas.

O Livro dos Espíritos – pergunta 600

Kardec quis saber se os espíritos dos animais, depois que desencarnam, permanecerão na espiritualidade como acontece com os espíritos humanos. Como resposta, o Espírito da Verdade informa que sim, que os animais permanecem na erraticidade, ou seja, no mundo espiritual, mas eles não têm liberdade de vagarem pelo mundo espiritual. Por isso que ele diz que não permanecem na erraticidade como seres errantes. Não ser errante (errante é sinônimo de nômade) não significa que não fiquem na erraticidade, pois o simples fato de não estarem mais ligados a um corpo físico já os torna espíritos livres ou espíritos desencarnados, portanto obrigatoriamente pertencentes ao mundo espiritual.

Os espíritos de animais são espíritos jovens e por isso dependentes do tutorado de seres superiores a eles, como nós, por exemplo, que decidem por eles.

Os animais que estão em estágio evolutivo atrasado em relação a nós precisam evoluir rapidamente e não têm tempo a perder com relações improdutivas na dimensão espiritual. O interessante para eles é a reencarnação, que lhes fornecerá os aprendizados mais importantes que necessitam.

Os tutores humanos, incumbidos de orientar a evolução destes seres espirituais, os classificam por categorias de acordo com o nível de evolução. São enviados para reencarnação quando receberão novos corpos para a continuidade de seus aprendizados.

Marcel Benedeti, Os Animais Conforme o Espiritismo – Ed. Mundo Maior

Anúncios
Esse post foi publicado em Os Animais e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.