Escola de Aprendizes do Evangelho

A renovação da sociedade terrena e sua elevação para a condição de Humanidade de um planeta em condição superior, do ponto de vista espiritual, já foi sonhada por muitos visionários. Desde os revolucionários pelas armas até os promotores de ideologias radicais, quase todos foram movidos pela convicção da marcha do progresso. Contudo, não tiveram êxito em descobrir como criar a ponte do tempo presente, de dores e provas, ao futuro de paz e felicidade duradouras.

Jesus mostrou o caminho. Seus mensageiros mais preparados também o fizeram, em todas as épocas e todas as civilizações da história. Porém, o início da trilha é invisível, porque é interno. O ser humano tem procurado fora de si mesmo, procura desesperadamente em todas possibilidades de vida, mas não encontra o caminho.

Há 60 anos, uma nova esperança surgia na Terra. Aproveitando o ambiente da terceira revelação e organizando um processo de iniciação espiritual em conformidade com o caminho mostrado pelo Cristo, foi criada a Escola de Aprendizes do Evangelho.

No primeiro grau – Aprendiz – encontra-se o início da trilha, os primeiros passos no reconhecimento do próprio ser. Monta-se o “mapa” do terreno e começa-se a caminhar.

No segundo grau – Servidor – surge o exercício das relações humanas, descobrindo que o outro sempre está em primeiro lugar.

No terceiro grau – Discípulo – a visão do caminho. Vislumbra-se a ponte do presente ao futuro. Estabelece-se a sintonia constante com o mundo espiritual.

Ao entrever o significado espiritual do processo de iniciação proposto pela Escola de Aprendizes do Evangelho, repetimos a chocante afirmativa de seu fundador: “Em termos de Evangelho, nós todos ainda somos analfabetos.” E iniciamos um processo em que começamos a nos libertar da ilusão de que já sabemos ou já conquistamos algo da Verdade Maior. Mas, longe de ser causa de desânimo, vislumbramos o Caminho e avançamos, motivados pela condição de vida superior a que ele nos conduzirá.

Essa certeza serena é a força que tem conduzido dezenas de milhares de Aprendizes, Servidores e Discípulos, há 60 anos, em uma jornada de esforço iluminativo. Nosso caminho para o Futuro já começou.

Eduardo Myashiro, Jornal O Trevo

Esse post foi publicado em EAE e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.